Estrutura Organizacional
Para garantir transparência às ações, a estrutura do Centro Ruth Cardoso se divide em quatro níveis:
- Nível estratégico
composto pelo Conselho Consultivo e pela Rede de Parceiros. - Nível tático-estratégico
composto pelos Comitês temáticos de discussão. - Nível executivo
composto pela Direção Executiva. - Nível operacional
composto pelos coordenadores das temáticas e pela equipe responsável pelos produtos de conhecimento, como as sistematizações.
Direção Executiva
Responsável pela coordenação das atividades do Centro Ruth Cardoso, a Direção Executiva responde pela operacionalização das orientações e decisões tomadas pelos níveis estratégicos. Entre suas principais incumbências estão atender às demandas do Conselho Consultivo e prestar contas ao órgão a respeito dos resultados técnicos.
Conselho Consultivo
Responsável por estabelecer os caminhos estratégicos do Centro Ruth Cardoso, o Conselho Consultivo atua para propor e aprovar as pautas que serão discutidas nos Comitês temáticos.
Renovado a cada três anos, o órgão conta com nove conselheiros de diferentes perfis e áreas de atuação, tais como: a academia; o ativismo social, cultural e artístico; o segundo setor comprometido com a responsabilidade social; além de representantes da Fundação Fernando Henrique Cardoso.
Rede de Parceiros
Formada por representantes de múltiplos setores, áreas de atuação e linguagens artísticas, a Rede de Parceiros orienta, sugere e apoia as atividades do Centro Ruth Cardoso.

Comitês Temáticos
Uma vez que o Conselho Consultivo define a pauta a ser explorada pelo Centro Ruth Cardoso, cabe aos Comitês temáticos discutir e analisar os diferentes aspectos da questão, aprofundando as reflexões e propondo a criação de produtos de conhecimento específicos.
Compostos por representantes do Conselho Consultivo e da Rede de Parceiros, os Comitês têm duração mínima de seis meses. Quando um tema é considerado esgotado, novos Comitês são estruturados de acordo com as decisões do Conselho Consultivo para o próximo ciclo de debates.