Nossa História

Uma sociedade civil vibrante é um ativo-chave para o desenvolvimento”

Ruth Cardoso

Nossa História

O Centro Ruth Cardoso

Quando o Centro Ruth Cardoso foi fundado, em 2009, sua missão era preservar a memória e a obra acadêmica de sua titular, bem como fomentar debates sobre políticas sociais e ciências humanas. 

Em 2021, a organização entrou em nova fase. Incorporada à estrutura da Fundação Fernando Henrique Cardoso, seus propósitos e linhas de ação foram revistos, sempre em consonância com os princípios e as reflexões que guiaram a atuação de Ruth Cardoso ao longo de sua vida.

O Legado de Ruth Cardoso

Reconhecida antropóloga, professora universitária e pesquisadora, Ruth Cardoso trouxe à luz discussões fundamentais para a transformação da sociedade brasileira. Junto com jovens estudantes, no debate sobre temas atuais e pertinentes, ela ampliou o espaço para a reflexão das pautas contemporâneas caras ao desenvolvimento do país.

Desde a juventude, Ruth esteve ligada à atuação política e à participação em movimentos voltados à promoção da igualdade social. Quando foi primeira-dama, entre 1995 e 2003, ressignificou esse papel ao trabalhar ativamente para fortalecer a relação entre sociedade civil e Estado, executando projetos de combate à desigualdade social que articulavam a formação e a capacitação das pessoas. Mesmo afastada da academia enquanto esteve em Brasília, Ruth se dedicou a entender as causas de tamanhas disparidades e os caminhos para superá-las.

Em honra ao legado deixado por nossa grande professora, essa é a perspectiva que o Centro Ruth Cardoso deseja estimular: um olhar atento que propõe e impulsiona novas reflexões sobre o Brasil.

Para saber mais sobre a trajetória de Ruth Cardoso, navegue pela exposição virtual

“Aprender a pensar, ninguém ensina – é a gente que aprende, a gente aprende junto com os outros.”

Ruth Cardoso