Quem Somos

Quem Somos


Direção Executiva

Simone Coelho

Doutora e mestre em Ciência Política, estudou o impacto das ações de organizações do Terceiro Setor nas políticas sociais. Ainda como pesquisadora trabalhou no Centro Cultural de São Paulo, no Instituto de Pesquisa Social (IPES) e no CEBRAP. Buscou conhecer e vivenciar mais de perto a elaboração e execução de políticas publicas, sendo consultora junto às Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Habitação e na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A partir dessa experiência em políticas públicas, foi co-fundadora do IDECA e da Tessitura Social e coordena trabalhos de avaliação de ações sociais e pesquisa há mais de 20 anos. É autora de diversos livros e artigos na área.


Conselho Consultivo

Amanda Kamanchek Lemos

Jornalista especializada em Documentário e Cinema e em pós-graduada em Gestão de Inovação Social. Trabalha com inovação e impacto social e se dedica à prevenção da violência de gênero com foco nas mulheres, sendo repórter, ativista e documentarista dessa causa. Dirigiu o filme Chega de Fiu.

Baixo Ribeiro

Fundador do Choque Cultural e do Instituto Choque Cultural, foi coordenador do projeto USP Urbana, e atua como curador de exposições, organizador de seminários, coordenador de programas culturais, realizador de eventos artísticos e consultor para políticas públicas, especialmente no tema da difusão da arte no espaço público.

Betania Tanure

Psicóloga, doutora em Administração e pós-graduada em Management Consulting, foi diretora da Fundação Dom Cabral (FDC). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e membro do Conselho de Administração e do Comitê de Gestão de Pessoas de grandes grupos empresariais. É empresária, sócia fundadora da Betania Tanure Associados, e atua em projetos voltados às questões sociais.

Guita Grin Debert

Cientista social, doutora e mestre em Ciência Política, foi vice-presidente na Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro do Comitê Acadêmico de Ciências Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi também editora da Revista Brasileira de Ciências Sociais, secretária adjunta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp) e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu. Hoje, é professora titular da Unicamp.

Helena Sampaio

Cientista social, doutora em Ciências Políticas, mestre em Antropologia Social, foi coordenadora nacional da OSCIP Artesanato Solidário. É professora da Unicamp, pesquisadora de produtividade nível 2 do Comitê Acadêmico de Ciências Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundadora do Laboratório de estudos sobre Educação Superior da Unicamp, editora da revista Pro-Posições, membro do Conselho Editorial da editora da Faculdade de Educação da Unicamp e do conselho do Ranking Universitário da Folha de S.Paulo, além de desenvolver estudos sobre o ensino superior.

José Luiz Lima

Formado em administração de empresas, atuou por 30 anos em instituições financeiras internacionais, como o Chase Manhattan Bank, ING Bank, Credit Commercial de France e Royal Bank of Canada. Atuou como consultor e conselheiro de entidades do terceiro setor. É conselheiro das organizações Banco de alimentos, Instituto C e Laboratório de Educação. Assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, atua como consultor da Fundação FHC.

Julia Zylbersztajn

Cientista social, pós-graduada em Documentário com complementação de estudos em Antropologia da Arte, atua como pesquisadora para projetos audiovisuais. Foi da equipe do Videocamp e busca se envolver em projetos com potencial de gerar impacto social.

Mafoane Odara

Psicóloga e mestre em Psicologia, é especialista nas questões sobre direitos humanos e redução das desigualdades no mundo corporativo e atua como Regional HR Business Partner for Latin America no Facebook. Integra os Conselhos de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos, do Instituto Vamos Juntas e do RenovaBR, bem como as Redes de Líderes Políticos da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), da Fundação Lemann e do Movimento Agora!.

Sérgio Moreira

Formado em direito, foi conselheiro do Conselho do Comunidade Solidária, diretor presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e no Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, é diretor do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Rede de Parceiros


Ana Carolina Evangelista

Cientista Política, doutoranda em História, Política e Bens Culturais, mestre em Relações Internacionais e em Gestão Pública, atuou na Prefeitura de São Paulo, foi gerente de programas para a América Latina da Fundácion Avina e assessora da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). É diretora executiva do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e se dedica a pesquisas sobre o sistema político brasileiro, eleições e o papel de grupos religiosos na política.


Ana Cristina Braga Martes

Cientista social, doutora e mestre em Ciência Política, fez pesquisa na Universidade de Boston e foi professora adjunta na FGV. Publicou e organizou diversos trabalhos acadêmicos. E em 2020, publicou seu romance A origem da água.


Ana Inoue

Cientista social, doutora e mestre em Ciência Política, fez pesquisa na Universidade de Boston e foi pPsicóloga, foi assessora do Banco Itaú BBA na concepção e no desenvolvimento dos projetos de educação apoiados pelo banco, atuou no Ministério da Educação. Integra conselhos de diferentes organizações do terceiro setor, da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Dirige o Centro de Estudar Acaia Sagarana e é superintendente do Itaú Educação e Trabalho da Fundação Itaú para Educação e Cultura.


Augusto de Franco

Escritor, palestrante e consultor, é o criador e membro da Escola de Redes, dedicada à investigação sobre redes sociais e criação e transferência de tecnologias de netweaving. Autor de livros sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais. Foi membro do Comitê Executivo do Conselho da Comunidade Solidária.


Bila Sorj

Socióloga e historiadora, mestre e doutora em Sociologia. Foi uma das estudiosas que colaboraram para a formação do campo de estudos de gênero no Brasil. É professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero do Programa de Pós-Graduação da UFRJ, onde desenvolve pesquisas sobre estudos de gênero e relações de trabalho, família e políticas públicas.


Cássia Navas

Graduada em Direito, doutora em Dança e Semiótica em Artes e especialista em gestão de políticas culturais, é professora-pesquisadora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-Unicamp). É autora de livros e ensaios, conferencista em eventos e instituições acadêmicas e culturais e curadora de programas e projetos nacionais e internacionais.


Cid Torquato

Advogado, é CEO do ICOM Libras. Foi executivo da Lowe & Partners América Latina e da StarMedia Networks, assessor em Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e atuou na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Foi secretário de Estado adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência e secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.


Cristiane Barreto

Historiadora e doutora em Antropologia e mestre em Antropologia Social e Arqueologia, é arqueóloga, curadora, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Social do Museu Paraense Emílio Goeldi. Coordena projetos de pesquisa arqueológica na Amazônia, com uma preocupação especial na extroversão de conhecimento junto a comunidades locais e projetos que contribuam para impulsionar a valorização da diversidade social e de identidades regionais. Atua no estudo e na divulgação de coleções antropológicas em museus.


Esther Hamburger

Cientista social, doutora em Antropologia e mestre em Sociologia, foi professora visitante em diversas universidades norte-americanas, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (Cebrap),chefe do Departamento de Cinema Rádio e TV da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e diretora do Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio. Hoje, atua no Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA), na Associação Cultural Kinoforum e é professora de História do Cinema e do Audiovisual e de Projeto do Departamento de Cinema Rádio e Televisão da ECA-USP. Trabalha com temas ligados à desigualdade em diferentes mídias.


Francisco Brito Cruz

Graduado em Direito, doutor e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Sociologia Jurídica e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia. Fundou e coordenou o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade (NDIS-FDUSP). É membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e diretor do InternetLab.


Ghisleine Trigo

Graduada em Ciências e em Pedagogia, mestre e doutora em Saúde Pública, atuou em projetos da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Foi coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Participa de projetos educacionais e de avaliação institucional realizados por organizações não governamentais. É membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.


Hermano Vianna

Cientista social com mestrado e doutorado em Antropologia Social, é roteirista de TV e cinema, tendo participado da criação de programas da TV Globo. Entre suas publicações, destaca-se O mundo funk carioca. Colaborou com vários jornais e revistas e, hoje, é colunista do jornal Folha de S.Paulo.


Lívia Reis

Graduada em Direito com doutorado e mestrado em Ciências Sociais, é pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ).  É membro do Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) e do Grupo de Estudos em Antropologia da Devoção, e atua como colaboradora do Instituto de Estudos da Religião (ISER).


Lucas Brandão

Cientista social, mestre em Sociologia e pós-graduado em Gestão do Investimento Social Privado, coordenou projetos de urbanização e desenvolvimento social em São Paulo pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) e no Distrito Federal na Administração Regional do Lago Norte. Atuou na Câmara dos Deputados como assessor. No Senado, chefiou o gabinete da Liderança da REDE. Hoje, é Coordenador Legislativo e Jurídico do Senador Randolfe Rodrigues.


Luciana Ribeiro

Graduada em Processos Gerenciais com MBA em Gestão de Projetos, é diretora da Zloti Assessoria Empresarial, presidente do Instituto Eluar e diretora do Instituto Social de Esporte e Educação (ISEE) e do Instituto Bob Burnquist (IBB), onde desenvolve processos de gestão, captação e estratégia.


Marcelo Araújo

Graduado em Direito com especialização em Museologia e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, foi diretor do Museu Lasar Segall, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, secretário de cultura do Estado de São Paulo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e presidente da Japan House São Paulo. Atualmente, é diretor-geral do Instituto Moreira Salles.


Maria Alice Rezende de Carvalho

Historiadora, mestre em História Social e doutora em Sociologia, foi professora titular de Sociologia no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). É professora associada II do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade da PUC-Rio e membro do Conselho de Informações Estratégicas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.


Maria Filomena Gregori

Cientista social com mestrado em Ciência Política e doutorado em Antropologia Social, foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), secretária-executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisadora e diretora administrativa do Centro de Estudos da Metrópole (Cebrap) e membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Ciências Sociais. É professora do Departamento de Antropologia da Unicamp, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e membro do conselho consultivo do Centro Latino-Americano de Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM).


Milton Alves Santos

Pedagogo, atua nas temáticas da juventude e da infância e nas respectivas conexões com as políticas públicas de educação, assistência social e trabalho. Defende a dignidade humana e se dedicou à criação e implantação de projetos sociais, sempre em aliança com órgãos e equipamentos públicos.


Mônica Sodré

Cientista política com mestrado na mesma área e doutorado em Relações Internacionais, foi consultora de projetos para organizações privadas e da sociedade civil. É professora de pós-graduação em Ciências Políticas na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e colunista do portal Estadão. Atualmente, lidera a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).


Naercio Menezes Filho

Economista com mestrado e Ph.D. na mesma área, é coordenador da Cátedra Ruth Cardoso e pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. Desenvolve pesquisa na área de Economia. É membro do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e está à frente das pesquisas de vitimização na cidade de São Paulo. Integra a Academia Brasileira de Ciências como membro titular em Ciências Sociais.


Regina Célia Reyes Novaes

Cientista social com mestrado e doutorado em Antropologia Social, desenvolve projetos sobre juventude, religiões e ativismos políticos como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Hoje, colabora com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), integra o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e compõe a Comissão Memória e Verdade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Teresa Caldeira

Cientista social com mestrado e doutorado em Ciência Política, foi pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (Cebrap), professora do Departamento de Antropologia da Unicamp e bolsista da John Simon Guggenheim Memorial Foundation. Atualmente, é professora da Universidade da Califórnia, onde desenvolve pesquisas sobre violência urbana, cidadania e segregação espacial.